quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

MODA SUSTENTÁVEL: BELEZA ÉTNICA E CRIAÇÃO DE ACESSÓRIOS

   
 Na  penúltima postagem  do ano do blog Entrenós Crochês, decidi falar sobre a  nossa postura de preservar as tradições e a natureza. A moda artesanal está ligada à atemporalidade, pois o seu ciclo produtivo não se orienta pelos padrões  e tendências de uma coleção. O processo artesanal alimenta-se da criatividade de um processo dinâmico e imaginário do artesão/design, que não termina na escolha de uma referência de cor, das estampas de um determinado verão...


   Costumo dizer que os apaixonados por moda artesanal, crochê, tricô e bordados tomam suas roupas como marcas e traços de sua personalidade.  Quem gosta de crochê vai gostar sempre, vai  usar sempre.

   
  Usar uma peça artesanal é sair da zona de conforto e brincar com o seu próprio estilo. O que torna a aquisição por uma peça artesanal como um consumo consciente, afinal sua peça estará em seu armário por meses, anos, transpondo as fronteiras do tempo, atravessando quem sabe gerações. E, dessa forma, sempre tornando-se algo novo, algo que pode ser incorporado a outros estilos e até tendências.

  Nesse post trouxe vários segmentos da moda étnica da Entrenós Crochês, técnica que mistura crochê e  bordado a partir de tramas criadas com resíduos (restos de lãs, linhas, fitas, tecidos, botões e pedras). A moda precisa se adaptar as novas demandas dos tempos atuais, a sustentabilidade e a preservação dos recursos materiais.  A técnica que mistura crochê e residual foi indicada ao 3° Prêmio Sebrae Minas Design 2012/2013. Projeto, que contou com a orientação e participação da designer Wanessa Dose Bittar, fundadora do Studio Dialeto.



    Como resultado da premiação, desenvolvemos roupas e toda a linha de acessórios como colares, brincos, pulseiras e bolsas. Nosso projeto de moda é feito buscando zerar o desperdício, criando produtos de beleza,  qualidade e luxo artesanal, tendo em vista que o fazer artesanal é o caminho para superar a escassez  por meio da criatividade. 

   Todas essas peças podem ser encontradas no site ELO-7, loja da Entrenós Crochês, ou, pelos contatos disponibilizados aqui no BLOG

  E você, qual  a sua história? Conte-nos sua história, envie seu look pelo email entrenoscroche@yahoo.com.br ou pela nossa fanpage Entrenós Crochês.  


Deixe seu comentário
Super beijo, até a próxima















jornalista e sócia da Entrenós Crochês


sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

CASACOS ELEGANTES: PARA QUEM NÃO QUER CONTAR TUDO



       Alguns dias sem escrever e já senti a saudade natural de quem sempre está narrando o mundo à sua volta. Idas e vindas, vestindo histórias, revestindo a cidade de cores, olhares e afetos.

     Nesse ensaio, em que brindei as parcerias com o fotógrafo Eduardo Carazza, a maquiadora Dani Silva, e, a empresária da moda, Roberta Pinto, trouxe o movimento predileto do blog: o encontro com a cidade, com a curiosidade das pessoas e com a diversidade dos olhares.

     Todo o mundo cor de rosa abriu-se a essa história de hoje, do casaquinho de rococós rendados, certamente um ponto artesanal beirando à extinção (poucas pessoas querem aprender diante do treino e da complexidade da técnica), e o vestido engana-mamãe de estamparia étnica.  

     
  
   Feminino e delicado, os casacos suaves sempre são uma boa pedida para nos salvar das mudanças climáticas, tão expressivas por hora, como também garantem elegância e certo mistério para quem não deseja contar tudo. 

     Escolhi um acessório para os pés que, sinceramente, adoro! Gladiadoras altas e escuras.  Poderia ter sido uma alpargata de palhinha e até um peep toe bachinho ou de salto. Ficam as dicas, mas quem monta o look e as histórias são você.

      Como sempre digo, vista-se de histórias, se possível conte-nos a sua história, faça seu comentário no blog, pelo nosso email entrenoscroche@yahoo.com.br, ou, pela nossa fanpage Entrenós Crochês.   

   
Raruza Schiaivi 
jornalista e sócia da Entrenós Crochês